Demiluz


O
O design sustentável no Brasil atualmente é um dos assuntos mais discutidos, tendo em mente isso nosso produto tentou ultrapassar as barreiras de uma comum luminária e seus matérias muitas vezes nocivos à natureza, com a ideia de ser um produto minimamente agressivo ao nosso meio-ambiente.

A sustentabilidade é um dos assuntos mais discutidos atualmente, por isso resolvemos trazer a questão para o design: como podemos melhorar o impacto ambiental através da nossa área de atuação profissional? O design sustentável parte de todos os princípios do projeto: os materiais que vamos utilizar, formas de produção, a maneira como será vendido, a sua finalidade de consumo e o seu descarte, visando uma melhor qualidade de vida para o consumidor e principalmente a preservação do meio-ambiente.

Nos inspirando na fauna em extinção do Brasil, e os problemas que boa parte enfrenta para sobreviver, como o caso do soldadinho-do-araripe (Antilophia Bokermanni), ave ao qual é o principal ponto do produto que estamos criando. Esse pássaro, espécie nativa do serrado do Ceará, principalmente na região da Serra do Araripe, também é conhecido como galo-da-mata ou língua-de-tamanduá.

A Demiluz surgiu com o intuito de criar produtos que representassem o maior patrimônio brasileiro: a natureza.  

A Sustentabilidade é um dos assuntos mais discutidos atualmente, visto que os impactos ambientais causados pelo ser humano tem cada vez mais visibilidade. A preocupação com o esgotamento dos recursos naturais da Terra tem sido maior ao longo dos anos, sendo tema de diversos debates: como continuar suprindo as necessidades da população de maneira que agrida menos o meio-ambiente?
Com o mercado atual, onde se produz cada vez mais de uma maneira desenfreada – onde o foco acaba tornando-se apenas o lucro – uma das formas de diminuir o impacto cada vez maior causado pelo homem na natureza é: visar o processo de produção de um projeto, desde o conceito até o seu descarte. Essa é a chave para o design sustentável.
Nós, a Demiluz, empresa voltada ao ramo de iluminação e soluções energéticas, temos como objetivo trazer uma nova linha de luminárias totalmente sustentáveis. Sabemos que produzir menos não é a solução, pois existe a demanda do mercado, que deve ser suprida. Por que não suprir essa demanda de maneira consciente e ecológica? É o nosso desafio.
Tendo em mente que vivemos num país extremamente rico em recursos naturais, nossa nova linha de luminárias busca influencia na fauna brasileira, que possui diversos animais ameaçados de extinção.  Através de uma intensa pesquisa, encontramos um animal que seria a inspiração para abordagem ecológica que iremos desenvolver: o pássaro soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni).
Encontrado na divisa do estado do Ceará com Pernambuco, por muito tempo o soldadinho-do-araripe teve muitos nomes populares: galo-da-mata, língua-de-tamanduá, lavadeira-da-mata, uirapuru-matreiro, cabeça-vermelha-da-mata, entre outros. Essa variação linguística tornou mais difícil a catalogação do passarinho, o qual foi oficialmente descoberto no ano de­ 1996.  Seu nome oficial é uma homenagem a Werner Bokermann, um zoólogo brasileiro. O animal se encontra em perigo critico: entrou em 2003 para a Lista Vermelha brasileira e é considerado uma das aves mais ameaçadas da Terra.
A espécie apresenta dimorfismo sexual (ocorrência de indivíduos de diferentes sexos e mesma espécie com características não sexuais muito diferentes), uma vez que a fêmea apresenta uma tonalidade de verde-oliva, enquanto o macho é predominantemente branco, com penas e cauda pretas e avermelhado do topete até o manto. Quando jovens, ambos os sexos têm o mesmo aspecto esverdeado, entretanto, à medida que se tornam adultos, as penas dos machos vão mudando de cor.


Nos inspirando na fauna em extinção do Brasil, e os problemas que boa parte enfrenta para sobreviver, como o caso do soldadinho-do-araripe (Antilophia Bokermanni), ave ao qual é o principal ponto do produto que estamos criando. Esse pássaro, espécie nativa do serrado do Ceará, principalmente na região da Serra do Araripe, também é conhecido como galo-da-mata ou língua-de-tamanduá.
Araripe
Published:

Araripe

Published:

Creative Fields